JUPTER 🖖
JUPTER 🖖
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mulheres no ecossistema de startups

Mulheres no ecossistema de startups
Andrea Bigaiski
nov. 4 - 3 min de leitura
000

Uma das missões de JUPTER é acelerar a participação de mulheres no papel de investidoras no Brasil. Ainda que o mercado de startups esteja crescendo, a presença feminina como anjos ou em Venture Capital ainda é muito inferior à atuação dos homens.

Mas é muito importante que esse cenário mude, e este artigo vai falar um pouco a respeito disso.

Trazer pluralidade de ideias, vivências e pontos de vista para os negócios é sempre enriquecedor, por isso, aumentar o número de mulheres investindo em startups vai promover grandes benefícios para o ecossistema.

Cenário dos investimentos em startups lideradas por mulheres

Uma das possíveis razões para o baixo número de investidoras é a pequena proporção de startups lideradas por mulheres, fato que pode estar relacionado à desigualdade de gênero no que se refere à renda e patrimônio.

De acordo com uma pesquisa do Distrito, somente 4,7% desse perfil de empresas brasileiras são fundadas por mulheres. Além disso, de todo o aporte feito em 2020, apenas 0,04% foi destinado a empreendedoras.

Por outro lado, um número importante para se considerar vem do estudo da McKinsey Global Institute, que mostra um possível incremento de US$12 trilhões à economia global se houvesse maior avanço na equiparação de gênero nos negócios.

Quando se olha para o universo de investidores, a parcela de mulheres é de 7%. Então, para que esse potencial seja valorizado e fortalecido, algumas mudanças precisam acontecer:

  • maior acesso às mulheres na liderança das empresas;

  • maior acesso a capital para empreendimentos liderados ou fundadas por mulheres;

  • mais mulheres optando por startups como ativo;

  • mais teses desenvolvidas com lentes de gênero e apostando em outras mulheres.

Em entrevista a JUPTER, Mariana Foresti, que atua neste mercado, afirma que “É preciso aumentar o volume de oportunidades e trabalhar na origem (...). Precisamos de mais incentivo na fase da ideia e uma das formas de fazer isso é ter mais mentoras investidoras para gerar identificação.”

Benefícios em fomentar o empreendedorismo feminino

A diversidade, por si só, já é um elemento que agrega muitas vantagens a equipes de trabalho. No caso da presença feminina, além do talento profissional, ainda existem as contribuições comportamentais que são comuns ao a elas, como atenção à excelência, carisma e empatia, assim como a tendência à maior flexibilidade e a um olhar mais detalhista, o que, entre outras coisas, eleva as chances de sucesso em discussões e negociações.

Ainda falando em benefícios, um estudo realizado em parceria entre o Boston Consulting Group (BCG) e a MassChallenge mostrou que negócios criados por mulheres geram quase três vezes mais retorno. 

Mulheres na órbita de JUPTER

JUPTER, para incentivar o crescimento dessa participação e trazer mais mulheres para esse universo de investimentos, promove ações com grupos de investidoras e oferece bônus para a participação na jornada de formação Investor Trek.

A ideia é que com mais mulheres preparadas para investir, consequentemente, mais empreendedoras sejam ouvidas e escolhidas, gerando um fluxo positivo de crescimento.

O Investor Trek prepara e orienta investidores, promovendo experiências que constroem uma verdadeira formação nesta modalidade de aplicações de risco.

 

Quer ter mais informações a respeito de investimento em startups ou ficar atualizado com as novidades deste mercado? Faça sua inscrição e tenha acesso a conteúdos exclusivos e atuais.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você