JUPTER 🖖
JUPTER 🖖
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Encontro aberto do Investor Trek: Cassio Spina fala dos diferentes papéis do board advisor em startups

Encontro aberto do Investor Trek: Cassio Spina fala dos diferentes papéis do board advisor em startups
Andrea Bigaiski
fev. 25 - 6 min de leitura
000

 

Os eventos abertos aos ecossistema do Investor Trek começaram oficialmente! O evento inaugural, aberto à comunidade, foi um bate-papo com Cassio Spina.
Cassio é um dos nomes mais conhecidos dentro do ecossistema de inovação do Brasil, mas não custa nada relembrar o currículo incrível que ele tem:


● Ex-empreendedor
● Fundador e presidente da Anjos do Brasil
● Diretor Sênior da ACE Cortex
● Lead Partner da Altivia Ventures
● Advisor em M&A Corporate Venture e Inovação
● Investidor-anjo


Além de tudo isso, também se tornou o mais novo Master Venture Partner do Investor Trek (IT), a jornada de experiências para investidores formarem um portfólio de sucesso com startups. Este ano, a formação vai seguir um calendário mensal de encontros com outros grandes partners, sempre tratando de temas indispensáveis para investidores e empreendedores.
Embora o Cassio esteja assumindo oficialmente agora a mentoria dentro do IT, a parceria com JUPTER já vem de muito tempo. Inclusive, ele e a Anjos do Brasil estão presentes no Mapa e na Rota de Investimentos que JUPTER e a Comunidade Anjos & VCs atualizam e compartilham anualmente.

Todas essas iniciativas fazem parte da missão de disseminar a prática de investimento em startups em nosso país, iniciativa essa que também é compartilhada por Spina.

Esse propósito ficou muito evidente no bate-papo que tivemos, porque ele trouxe informações valiosas falando um pouco sobre os possíveis papéis do board advisor dentro de uma startup.

O histórico com a inovação:


Na conversa, Cassio lembrou de sua trajetória, que começou como empreendedor em 1986. A aproximação com o mundo de investimentos em startups veio em 2002, quando passou a ser procurado por alguns dos poucos fundos de venture capital da época. A partir desse contato, viu o outro lado do negócio e passou a entender que os investimentos iam muito além do dinheiro, tinham a ver com know-how e experiência que gerava muito valor para as empresas.

Depois do exit de sua startup, em 2009, decidiu se tornar investidor-anjo e ajudar empreendedores. Desse desejo nasceu a Anjos do Brasil, fundada por ele em 2011 para disseminar experiências em capital de risco. Naquele cenário, também existia uma demanda de grandes empresas para se conectar a startups. Como resposta a essa necessidade, ele criou a Altivia Venture. Mais recentemente, em 2021, se uniu com a Ace Cortex, atuando com corpore venture e inovação.

Os papéis do board advisor


Em toda essa rica jornada, desempenhou diferentes papéis (investidor-anjo, mentor, advisor e conselheiro). Para cada um deles, trouxe para a gente quais são as atribuições mais executadas no mercado:


- Mentor – Pessoa que dá orientações pontuais sobre algum tema.
- Advisor (conselheiro consultivo) – Tem a tarefa recorrente de orientar e apoiar.
- Investidor-anjo – Soma às ocupações de advisor o aporte de capital.
- Conselheiro de administração – Desempenha ações formais como administrador.
- Consultor (prestador de serviço) – Profissional contratado para a prestação de serviços específicos.

E tem mais, dentro de cada papel cabem diferentes perfis que caracterizam o comportamento junto às startups. São posturas inerentes ou formas de se colocar diante dos empreendedores. Cassio explicou isso trazendo alguns desses perfis, mostrando como o conselheiro pode se posicionar:


● limitar-se aos aconselhamentos;
● ser um desafiador, fazendo perguntas provocativas para gerar reflexão ou validar a preparação diante de desafios e objeções;
● ser um perito que trará informações técnicas;
● ser uma referência de comportamentos e gerar encorajamento;
● ser um confidente que ouve e acolhe as inseguranças e ansiedades;
● ser alguém que fornece feedbacks, fazendo avaliações construtivas e pontuais;
● ser um motivador, que esteja ao lado reforçando os motivos para que o
empreendedor faça o que é necessário e evolua;
● ser um facilitador, que aponta oportunidades, promove conexões, abre caminhos.


Além de tudo isso, quem participou do encontro também teve a oportunidade de saber o tempo de dedicação para as atividades, como cada um dos papéis costuma ser remunerado e o que muda nessas atuações dentro de empresas tradicionais e de startups.


Por que é importante conhecer essas diferenças?
Quem pretende assumir posições de suporte a fundadores tem que entender exatamente das atribuições para ser capaz de gerar valor dentro da empresa. Sem contar que essa consciência valida a escolha da posição, respeitando características pessoais, motivações e disponibilidade.
O investidor pode optar por somente financiar a startup, mas como é do interesse dele que o negócio evolua e gere cada vez mais resultados, naturalmente acontece uma aproximação.
Então, que essa intervenção seja a mais acertada possível, não é mesmo?
Por sinal, essa demanda de preparação do investidor foi citada por Spina. Segundo ele, existe atualmente uma busca por capacitação em cada um desses papéis para fortalecer a performance das startups.
Dentro do próprio Investor Trek essa questão é abordada entre os participantes, para que todos estejam cientes de onde podem se encaixar com maior eficiência.

Erros mais comuns dos investidores


No encontro, algumas pessoas tiveram a oportunidade de fazer perguntas. Uma delas foi a respeito de quais erros o Cassio costuma ver entre investidores principiantes ou que ele mesmo cometeu. Esse foi um ótimo momento porque o Nima Kaz, co-fundador de JUPTER, também contou sobre situações em que ele próprio falhou. Ou seja, dois investidores super experientes trazendo suas histórias.


Em resumo, os erros que ambos trouxeram foi o seguinte:
● Acreditar na ideia da startup mas não garantir que o fundador tenha todas as competências necessárias;
● Deixar de avaliar o alinhamento entre os sócios e fundadores;
● Investir todo o dinheiro em uma só empresa;
● Deixar de criar um portfólio com diversificação sustentável;
● Deixar de aprender com os erros de outros investidores.


Anotou tudo?
Isso foi apenas uma amostra do que aconteceu nesse bate-papo com o Cassio Spina. Você pode conferir todos os detalhes e muito mais informações que foram compartilhadas clicando
aqui e assistindo ao encontro completo no nosso canal do YouTube.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você